13.10.12

História da Música Electrónica do Período Analógico


Com a devida vénia aqui se reproduz um quadro-resumo onde constam os principais músicos e obras da era da música electrónica analógica.

Mais uma lista para completar :-)

O site de Ian Helliwell, de onde o quadro foi surripiado, apara além de muitas outras funcionalidades interessantíssimas sobre música electrónica analógica, contém basta informação sobre o tema, além de um player onde podem ser escutados mais de uma dezena de programas musicais, de 1/2 hora ou mais, cada um dos quais respeitantes a um país ou uma temática da música electrónica produzida por instrumentos analógicos por inúmeros pioneiros.






12.10.12

Ray Cathode, aka Maddalena Faggandini


Pioneira da música electrónica e também produtora de televisão. Fez parte dos lendários estúdios da BBC Radiophonic Workshop.


Aqui fica um pequeno rebuçado...





Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #20: Louis Niebur - "Special Sound - The Creation And Legacy of the BBC Radiophonic Workshop"


autor: Louis Niebur
título: Special Sound - The Creation And Legacy Of The BBC Radiophonic Workshop
editora: Oxford University Press
nº de páginas:259
isbn:978-0-19-536841-3
data: 2010



sinopse:
Special Sound traça a história da criação fascinante e do legado do estúdio de música electrónica da BBC, o Radiophonic Workshop, no contexto de outros estúdios similares na Europa e América. A BBC construiu um estúdio para fornecer as suas próprias produções dramáticas avantgarde com sons experimentais "nem música nem efeitos especiais". Rapidamente, contudo, um tipo particular de música electrónica emergiu sob a forma de jingles peculiares, melodias logotípicas tais como Doctor Who, e música incidental para centenas de programas. Este influentes sons e estilos, ouvidos por milhões de ouvintes ao longo de décadas de operação da rádio e da televisão, serviram como prinicpal inspiração para o uso de instrumentos electrónicos na música popular.
Efectuando pesquisas profundas nos arquivos e papéis do estúdio, este livro conta a história dos muitos engenheiros, compositores, directores, e produtores por detrás do estúdio para modificar a percepção sobre a música electrónica na Grã-Bretanha. Combinando discussão histórica das pessoas e instrumentos no workshop com a análise de trabalhos específicos, Louis Niebur cria um modelo novo para a compreensão de como o Radiophonic Workshop se encaixa na história já longa da música electrónica.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...