autor: Vários
título: Discoteca Ideal Música Clássica
editora: FNAC Portugal
nº de páginas: 338
isbn: N/A
data:????
sinopse:
Discoteca Ideal - Música Clássica
A selecção de 258 obras desta discoteca ideal é o reflexo da escolha dos especialistas Fnac em música clássica.
Um especial agradecimento a Cristina Messias, vendedora especialista de música clássica da Fnac CascaiShopping e a Francisco Garcia, vendedor especialista de música clássica da Fnac Chiado.
Os especialistas Fnac estão sempre à sua disposição para qualquer pesquisa ou pedido complementar.
Introdução
Nada se pode substituir, na Música, à experiência mágica do concerto ao vivo. Mas o desenvolvimento do disco, sobretudo a partir da II Guerra Mundial, quando a tecnologia sonora se foi apurando de forma crescente com a introdução sucessiva de inovações como o LP ou a estereofonia, veio permitir o registo sistemático das obras de maiores dimensões até então reservadas à sala de concerto, a disponibilidade de múltiplas leituras das mesmas partituras por diferentes intérpretes, e de um modo geral um alargamento extraordinário do reportório gravado. O disco veio assim criar uma nova realidade, impensável ainda há pouco mais de meio século: a do acesso fácil à literatura musical de todo um milénio, do cantochão medieval às últimas produções dos compositores contemporâneos, registando ao mesmo tempo, para as obras centrais do cânone da Música erudita, uma multiplicidade de abordagens interpretativas sempre inesgotável e cada vez mais enriquecedora.
É claro que esta fruição musical por via fonográfica não substitui, como dizia, a experiência directa do concerto, mas constitui sem qualquer dúvida, por direito próprio, um outro manancial de fabulosas experiências artísticas a que, de resto, ,nenhum melómano poderia aceder ao vivo em tempo real, por maiores que fossem a sua mobilidade e os seus recursos.
Coloca-se agora um problema de natureza completamente diferente: face a um catálogo em constante expansão, em que às grandes empresas multinacionais se juntam a cada momento pequenas editoras locais, como navegar neste oceano de escolhas múltiplas? Por entre as dezenas (se não mesmo, em alguns casos, centenas) de versões disponíveis das obras-primas da História da Música erudita, como seleccionar à partida as leituras de referência, os intérpretes de excepção, os momentos de estado de graça - por assim dizer - da história do disco clássico? É evidente que não existem nesta matéria escolhas absolutas, e que em última análise o critério do gosto pessoal do ouvinte tem de ser o critério decisivo. Um melómano experiente depressa identifica afectos e cumplicidades musicais que são arreigadamente suas - o "grão" de uma certa voz, a força rítmica de uma certa batuta, a carga lírica de um certo fraseado ao piano, a força expressiva de uma certa sonoridade no violoncelo. E nascidas essas opções é a partir delas que decide percorrer o reportório, conduzido pelos seus intérpretes favoritos. A verdadeira "discoteca ideal" é sempre, afinal, a de cada um, a cada momento.
Só que o cruzamento das escolhas individuais acaba por criar núcleos de consenso. Os itinerários do gosto pessoal tendem a coincidir em momentos da história do disco que se revelam incontornáveis e que sobrevivem à sucessão das versões alternativas e aos caprichos da oferta do mercado. Quando Janet Baker e John Barbirolli se encontram nos Kindertotenlieder de Mahler há ali qualquer coisa de sublime e de perene que a cada vez que os ouvimos continua a deixar-nos um nó na garganta, por mais que gostemos muito de outras interpretações; e o mesmo sucede com o Triplo Concerto de Beethoven às mãos de Richter, Oistrakh, Rostropovitch e Karajan, co o Cravo Bem Temperado de Bach por Gustav Leonhardt, ou com o Tristão e Isolda de Wagner com Nilsson, Windgassen, Ludwig e Bohm.
É esse o propósito deste "Discoteca Ideal Música Clássica" que a FNAC agora nos oferece: o de nos lembrar um conjunto de instantes de excepção na produção discográfica maciça das últimas décadas, uma cartografia fundamental do universo aparentemente caótico do catálogo clássico, um elenco de visões interpretativas particularmente inspiradas e marcantes que o consenso da crítica identificou em torno do reportório essencial da História da Música ocidental. A escolha final só pode ser - repito - a de cada um de nós, mas estas grandes sugestões propostas pela FNAC têm sobre si, na maioria dos casos, o peso de um reconhecimento quase unânime que cada nova geração de ouvintes tem tendido a confirmar. Não participei no processo de selecção, mas reconheço-me em grande parte destas escolhas, e sei por experiência própria quantas horas de prazer de ouvir grande Música por grandes músicos se contem nesta lista.
Rui Vieira Nery
Musicólogo
Director-Adjunto do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian
E aqui fica a lista dos 50 Essenciais
Bach
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Concertos Brandenburg/Suiter Orquestrais
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Goebel, Reinhard / Archiv
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Bach
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Paixão Segundo S. Mateus
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Harnoncourt / Teldec
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Bach
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Suítes p/ Violoncelo
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Pablo Casais / EMI
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Bach
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Variações Goldberg
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G. Gould / Sony
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Beethoven
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Últimos Quartetos
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Quarteto Alban Berg / EMI
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Beethoven
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Sonatas p/ Piano
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Gilels / Deutsch Grammaphon
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Beethoven
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Sinfonia Nº 9
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Furtwangler / EMI
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Bizet
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Carmen
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Abbado / Deutsche Grammaphon
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Brahms
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Concerto p/ Piano 1 e 2
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Gilels / Deutsche Grammaphon
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Chopin
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Nocturnos
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Rubinstein / RCA
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Chopin
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Prelúdios
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Lugansky / Warner
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Fauré
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Requiem
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Herreweghe / Harmonia Mundi
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Gershwin
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Rhapsody In Blue
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Previn / EMI
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Handel
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Messias
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McCreesh / Decca
|
Handel
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Water Music
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Hogwood / Decca
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Haydn
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A Criação
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Karajan / Deutsche Grammaphon
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Haydn
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Quartetos
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Mosaiques / Naive
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Mahler
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Kindertoten Lieder
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Baker/Barbiroli / EMI
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Mahler
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Sinfonia Nº 5
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Boulez / Deutsche Grammaphon
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Messiaen
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Quarteto para o Fim dos Tempos
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Ensemble Walter Boeykens / Harmonia Mundi
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Monteverdi
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Oitavo Livro de Madrigais
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La Venexiana / Glossa
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Mozart
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Concertos p/ Piano 14, 17 e 21
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Pires / Deutsche Grammaphon
|
Mozart
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Flauta Mágica
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Klemperer / EMI
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Mozart
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Requiem
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Bohm / Deutsche Grammaphon
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Part
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Tabula Rasa
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Kremer / ECM New Series
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Pergolesi
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Stabat Mater
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Alessandrini / Naive
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Prokofiev
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Pedro e o Lobo
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Arthaus
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Puccini
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Madame Butterfly
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Karajan / Deutsche Grammaphon
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Puccini
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Tosca
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Sabata / EMI
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Purcell
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Dido e Eneias
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Lewis / Decca
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Rachmaninov
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Obras para Piano
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Ashkenazy / Decca
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Rossini
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Barbeiro de Sevilha
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Gelmetti / Decca
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Schoenberg
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Pierrot Lunar
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Boulez / Deutsche Grammaphon
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Schubert
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Quinteto “A Truta”
|
Amadeus Quartet / Deutsche Grammaphon
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Schubert
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Viagem Inferno
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Fischer-Dieskau / Deutsche Grammaphon
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Shostakovich
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The Jazz Album
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Chailly / Philips
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Shostakovich
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Prelúdios e Fugas
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Nikolayeva / Hyperion
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Richard Strauss
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Quatro Últimas Canções
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Schwarzkopf / EMI
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Stravinsky
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Sagração da Primavera
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Boulez / Deutsche Grammaphon
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Tchaikovsky
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Lago dos Cisnes
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Fonteyn/Nureyev / Deutsche Grammaphon
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Verdi
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Aida
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Guadagno / Warner
|
Verdi
|
La Traviata
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Rizzi / Deutsche Grammaphon
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Villa-Lobos
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Bachianas Brasileiras
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Angeles / EMI
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Vivaldi
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Quatro Estações
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Biondi / Naive
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Vivaldi
|
Stabat Mater
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Alessandrini / Naive
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Wagner
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Tristão e Isolda
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Bohm / Deutsche Grammaphon
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Compilações
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Maria Callas
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Callas / EMI
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Bomtempo
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Requiem
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Rogner / Numérica
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Lopes Graça
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Canções Heróicas
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EMI
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Seixas
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Concertos para Cravo
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Haugsand / Virgin
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