16.3.16

Memorabilia: Revistas / Magazines / Fanzines (185) - Ananana (newsletter/catálogo)#8


AnAnAnA
newsletter / catálogo - distribuidora/editora
Catálogo Nº 8
Verão 1992
Portugal
32 páginas A4, dobradas para A5. Capa e contracapa em cartolina azul. Restantes páginas em papel normal.
Aspecto muito cuidado.
A maior parte é constituída por notícias (Soltas, Novidades, etc.), depois discos com recensão/descrição, seguindo-se lista de venda e, nas páginas finais, pequenos artigos.
Fica, como exemplo o dedicado aos "Ordo Equitum Solis"


ORDO EQUITUM SOLIS
Quando se esperava que o glorioso filão daquele segmento de música alternativa representada pelos Death In June, Coil e Current 93 caminhava rapidamente para a exaustão, eis que a grande surpresa surge da Itália através da irreverente Música Máxima Magnética. Os Ordo Equitum Solis consubstanciam essa surpresa.
A comparação não é de todo inocente: como «eminência parda» na rectaguarda deste duo italiano surge Tony Wakeford ex-Death In June e actual mentor dos Sol Invictus. No entanto, se o tom sereno e melancólico das canções e o envolvimento austero e misterioso de que são revestidas recorda os grupos atrás citados, isso não significa que os O.E.S. não possuam personalidade própria.
Deixando de lado a excentricidade da maioria dos temas terem títulos em latim e alguns serem mesmo cantados nessa língua, o que ressalta de imediato é o excelenete registo vocal da cantora Leithana o que individualiza logo o projecto de outros aparentemente similares. E depois, é a subtil diferença que perpassa nos seus dois Cd's até agora editados pela MMM, mais experimental e inovador o primeiro (Solstitti Temporis Sensus de 1990), mais acústico e intemporal o segundo (Animi Aegritudo de 1991).
De qualquer maneira a audição de ambos é imprescindível para o conhecimento de uma das vertentes mais sedutoras da actual música alternativa.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...