follow me on Twitter

Post Aleatório

A Carregar...
Gadget by The Blog Doctor.

7.4.08

Pérolas da música popular (quase) esquecidas - 3 --> La Düsseldorf - "Dampfriemen"



Aqui vai um single exemplificador da "motorika" criada pelos Neu!, anterior projecto de Klaus Dinger, que depois criou estes La Düsseldorf, aprofundando os ritmos motorizados que suavizou numa música mais pop que a praticada pelos referidos Neu!. Apesar desta linha mais melódica, os La Düsseldorf continuaram a desenvolver uma música que aproximou e pressagiou o advento do punk e, depois, do pós-punk. Proto-punks em potência, como confirma a admiração que muitos dos nomes mais sonantes do pós-punk (Julian Cope, John Lyndon, dos Sex Pistols e PIL, por exemplo), os La Düsseldorf foram, ironicamente, devorados pelo movimento que ajudaram a emergir, porque confundidos com os progressivos que então dominavam a indústria musical antes do advento do punk.
Neste single, retirado do álbum de 1981, "Individuellos, podemos ouvir duas canções: "Dampriemen", que dá o título ao single, é uma música atípica dos La Düsseldorf, em ambiente festivo, mais parecendo uma marcha popular executada com instrumentação rock. Já "Individuellos" constitui um exemplo mais paradigmático do que os La Düsseldorf" fizeram na sua carreira e, sobretudo, no álbum citado.
Para além de "Individuellos", os La Düsseldorf" editaram mais dois álbuns: "La Düsseldorf" e "Viva", ambos a merecerem uma audição atenta e que ainda hoje soam frescos e revigorantes.
Lado A - Dampfriemen
Lado B - Individuellos
Tags:




Sem comentários:

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...