21.7.13

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #33: Sérgio Godinho e Arnaldo Saraiva - "Canções de Sérgio Godinho"


autor: Sérgio Godinho e Arnaldo Saraiva (estudo crítico e notas)
título: Canções De Sérgio Godinho
editora: Assírio & Alvim
nº de páginas: 192
isbn: N/A
data:1977




sinopse:

A Canção E a Canção de Sérgio Godinho
Aqui e agora, a canção é, ainda, sinal de divisão. Há os que, fanáticos, mesmo que não inscritos em fan-clubes, não podem ou não sabem viver sem ela: os que por ela se colam ao transístor, ao rádio, à televisão, ao pick-up, ao gravador, ao juke-box; os que morreriam se perdessem, ao vivo ou em transmissão, um festival, um music-hall, um serão para trabalhadores, um canto livre (ou equivalentes), um programa de discos pedidos; os que sabem tudo da vida e da obra de um (de uma) cançonetista; os que, sós ou em grupo, no trabalho ou no descanso, parados ou em viagem, ao ar livre ou em casa, não passam uma hora sem trautear, cantarolar, interpretar as velhas ou as novas canções da moda.
Mas há também os que recusam a canção - por vezes com um fanatismo que pede meças ao dos que a defendem: os que a acham (só) ligeira, banal, medíocre, repetitiva, cansativa, deseducativa, alienante.
Não é difícil dar o nome geral de uns e outros, que aliás se dividem também perante outras produções que circulam na sociedade de consumo: as massas - e os intelectuais; as pessoas vulgares - e as élites. [...]






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...