22.7.13

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #34: Miguel Esteves Cardoso - "Escrítica Pop - Um Quarto Da Quarta Década Do Rock 1980 - 1982"


autor: Miguel Esteves Cardoso
título: Escrítica Pop - Um Quarto Da Quarta Década Do Rock 1980 - 1982
editora: Editorial Querco
nº de páginas:365
isbn: N/A
data:1982




sinopse:

Há em Miguel Esteves Cardoso dois Miguéis Esteves Cardoso, o paciente recenseador de músicas que aqui se lê e o outro, o ficcionista, ainda sem estórias publicadas e não sei se escritas. Mas que esseoutro existe, aposto dobrado contra singelo: muitas das prosas críticas deste livro são já 'plots', fábulas, ficções, tudo servido por um uso pessoalíssimo da língua, não transmissível a epígonos.
Sobre músicas (e músicos) pode escrever-se de muitas formas. Nos melhores momentos de humor a técnica de Miguel Esteves Cardoso consiste em agarrar um 'rocker' pelo pescoço, dar-lhe duas voltas no ar e batê-lo de encontro à rocha do estilo, como se fosse um polvo da beira-mar. Dessa crueldade pescadora salvam-se as paixões, bem entendido, e algum mito sobrenadando na babugem dos dias, mas que há-de ter cuidado porque da próxima leva na mona.
Do talento não falo: parece-me evidente, com o único senão de fazer uma legião de invejosos. Os dois - ou três, ou quatro - Miguéis Esteves Cardoso andariam avisados se tentassem, por uns tempos, o epigrama.
Ou, mais modesta ainda, a interjeição.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...