9.4.14

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #46: Pierre Schaeffer (tradução para inglês de Christine North e John Dack) - "In Search Of A Concrete Music"


autor: Pierre Schaeffer (tradução para inglês de Christine North e John Dack)
título: In Search Of A Concrete Music
editora: University of California Press
nº de páginas: 225
isbn:978-0-520-26574-5
data: 2012 - original, em francês, de 1952




sinopse: 

"In Search of a Concrete Music", de Pierre Schaeffer's é há muito considerado um texto clássico sobre música electroacústica e gravação de sons. Agora, o trabalho pioneiro de Schaeffer - ao mesmo tempo um diário das suas experiências na composição de som e um tratado sobre a razão de ser da "música concreta", está disponível pela primeira vez em inglês. As teorias de Scheffer tiveram uma profunda influência em compositores que trabalham com meios tecnológicos. Contudo, elas estendem-se para além dos confins do estúdio e são aplicáveis a muitas áreas do pensamento sobre a musica contemporânea, tal como a definição de "instrumento" e clasificação de sons. Schaeffer também começou a tornar-se cada vez mais relevante para os DJs e produtores de Hip-Hop assim como para os artistas multimédia baseados no som.

"Poucos livros descrevem com tamanha precisão a evolução dos pensamentos e conceitos por detrás da invenção de uma nova música como "In Search of a Concrete Music". Neste livro Scheffer desvenda os maiores problemas filosóficos da música da segunda metade do século XX."
Daniel Teruggi, Presidente do Institut National de L'Audiovisuel, Groupe de Recherches Musicales, Paris.

"Um olhar fascinante sobre a mente de Pierre Schaeffer, o criador do primeiro tipo de música electroacústica - a música concreta - aqui numa tradução cinco estrelas"
Marc Battier, Université Paris-Sorbonne

"Os escritos de Pierre Schaeffer são fundamentais para a nossa compreensão da música do século XX em geral e toda a arte sonora que utiliza a tecnologia."
Simon Emmerson, DE Montfort University

O compositor Pierre Schaeffer (1910-1995) foi o inventor da música concreta - música criada pela combinação e manipulação de sons gravados, em vez de tocados em instrumentos musicais convencionais. Christine North está reformada como Professora Senior da French Middlesex University. John Dack é um antigo Investigador Senior e Director do Departamento de Artes Sonoras, na Middlesex University.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...