10.1.15

Memorabilia: Revistas / Magazines / Fanzines (14) - Op - Nº 1 - Primavera de 2001


Revista op (visões da matéria)
#1: a sagração da primavera: ano 1, 2001: distribuição gratuita
60 páginas


A revista Op publicou-se nos anos iniciais do novo milénio e era uma revista em papel brilhante, sobretudo com artigos de fundo sobre música (mais sobre novas tendências - electrónica, house, tecno e suas origens - funk, etc.), contendo também muitas ilustrações e artigos e fotos relacionadas com a moda. No entanto, nas suas últimas páginas era comum a inserção de cerca de uma vintena ou mais recensões sobre os novos discos que iam saindo. Ficam aqui os primeiros exemplos.




Mouse On Mars
"Instrumentals"
Sonig / Ananana, 2000
As verdadeiras noites marcianas começam aqui. E têm como banda sonora as faixas sónicas propostas pela dupla Andi Toma e Jan St. Werner (a.k.a. Mouse On Mars), que concebeu e construiu esta série de "Instrumentals" entre 1995 e 1997. Nascidos para ilustrar colectâneas e lados B, os sete episódios deste soberbo exercício de estilo primam sobretudo pela elegância electrónica e mecânica e menos pela sustentação melódica das "canções". Mas isso não torna este "Instrumentals" menos audível, menos dançável, menos agradável. Pelo contrário, apenas celebra o primado da música sobre as máquinas. E que música delas sai...
Ricardo Sérgio

Pan Sonic
"Aaltopiiri"
Blast First / Zona Música, 2001
Como um sistema semiótico, a música do duo Pan Sonic promove a ordenação do caos como via para a compreensão do mundo. E fá-lo através de uma codificação exclusiva (agora mais perto da musique concrete de Pierre Henry do que do cruzamento crepuscular de techno minimal com Suicide de álbuns anteriores) que asocia estética e matemática, sustentados por uma semia que é a linguagem da electrónica pela electrónica. O som nunca foi mais (im)puro.
Bruno Bènard-Guedes





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...