15.12.17

Livros sobre música que vale a pena ler - Cromo #71: Luigi Russolo - "A Arte Dos Ruídos - Manifesto Futurista, 1913"


autor: Luigi Russolo
título: A Arte Dos Ruídos - Manifesto Futurista, 1913
Tradução: Miguel Martins
(seguido de: "A Faviola Da Medusa: Prolegómenos, Ou Embalagem De Iogurte Com Arco", de Miguel Martins)
editora: momo
nº de páginas: 48
isbn: 978-989-98764-0-8
data: 2013
depósito legal nº367992/13

Edição Limitada de 333 Exemplares numerados à mão.
A minha é a cópia 214



[...] Por outro lado, o som musical é demasiado restrito, quanto à variedade e à qualidade dos seus timbres. Podemos reduzir as orquestras a quatro ou cinco categorias de instrumentos diferentes, quanto ao timbre do som: instrumentos de cordas tocadas com arco, de cordas dedilhadas, de sopro em metal, de sopro em madeira, instrumentos de percussão. A música detém-se nesse pequeno círculo e esforça-se em vão por criar uma nova variedade de timbres. 
É PRECISO ROMPER A QUALQUER PREÇO ESSE CÍRCULO RESTRITO DE SONS PUROS E CONQUISTAR A VARIEDADE INFINITA DOS SONS-RUÍDOS.
Cada som comporta em si um núcleo de sensações já conhecidas e usadas que predispõem o ouvinte para o aborrecimento, malgrados os esforços dos músicos inovadores. Todos amámos e desfrutámos das harmonias dos grandes mestres. Beethoven e Wagner agotaram deliciosamente o nosso coração durante muitos anos. Estamos saciados disso. É POR ESTE MOTIVO QUE OBTEMOS INFINITAMENTE MAIS PRAZER AO COMBINARMOS IDEALMENTE OS RUÍDOS DOS CARROS ELÉCTRICOS, DOS AUTOMÓVEIS, DE VEÍCULOS E DE MULTIDÕES ULULANTES DO QUE AO ESCUTARMOS DE NOVO, POR EXEMPLO, A "HERÓICA" OU a "PASTORAL" [...]








Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...