17.12.11

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #1: Rui Eduardo Paes - "Ruínas: A música de arte no final do século"


autor: Rui Eduardo Paes
título: Ruínas: A música de arte no final do século
editora: Hugin editores, lda.
nº de páginas: 184
isbn: 972-8310-18-8
data: Outubro de 1996 (1ª edição)


sinopse:
A música deste fim de século vive dos despojos dos grandes edifícios musicais que se desmoronaram sob o peso das convenções e o esgotamento dos recursos que os sustentavam. Para todos os efeitos, as últimas vanguardas datam dos anos 60. Desde então cria-se música com todo o tipo de materiais e referências, vindos do passado, recuperados das geografias periféricas do planeta ou mesmo pilhados dos media. Redescobriu-se, até, o gosto pelo jogo e pelos labirintos, algo que ainda persiste nas sociedades orientais e africanas mas que o Ocidente esquecera.
Rui Eduardo Paes, o único jornalista que em Portugal desenvolve a sua actividade em torno das músicas de arte, escreve nestas páginas sobre as estéticas de ruína que hoje coexistem, reinventando processos e linguagens. Nas vésperas do Séc. XXI e do terceiro milénio, a música deve a sua riqueza à diversidade dos homens que a imaginam.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...