29.12.11

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #6: Simon Reynolds - "Retromania - Pop Culture's Addiction to Its Own Past"


Acabadinho de chegar...

autor: Simon Reynolds
título: Retromania - Pop Culture's Addiction to Its Own Past
editora: Faber and Faber
nº de páginas: 458
isbn: 978-0-86547-994-4
data: 2011 (1ª edição - Americana)


sinopse:
Vivemos numa idade da Pop que ficou louca pelo retro e maluca por comemorações: reformações de bandas e digressões de reunião, reedições expandidas de álbuns clássicos e caixas com faixas nunca editadas, remisturas e sequelas, álbuns de tributo e mash-ups... Mas o que acontece quando saímos do passado? Estaremos no dealbar de uma espécie de catástrofe cultural-ecológica onde os arquivos sonoros da história da pop ficaram exauridos?
Simon Reynolds, um dos melhores críticos musicais da sua geração, argumenta que de facto atingimos um ponto de ruptura, e que apesar de épocas anteriores terem tido também as suas obsessões com a antiguidade - os Renaissance com a sua admiração pelo classicismo de Roma e Grécia, as invocações do medievalismo pelo movimento Gótico - nunca houve uma sociedade tão obcecada com os artefactos culturais do seu passado imediato. Retromania é o primeiro livro a analisar a indústria do retro e questiona: Será que esta mania do retro é a sentença de morte para qualquer tipo de originalidade e distintividade de nós próprios?




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...