24.1.12

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #9: Vários - "Painful But Fabulous - The Lives & Art of Genesis P-Orridge"


autor: Vários
título: Painful But Fabulous - The Lives & Art of Genesis P-Orridge
editora: Soft Skull - New York
nº de páginas: 200 (A4)
isbn: 1-887128-88-3
data: 2002


sinopse:
É Acerca do Tempo...
E é a tempo que este livro é publicado. Como uma visão geral e uma introdução ao pensamento e ao trabalho do enigmático Genesis P-Orridge., Painful but Fabulous serve esse propósito magnificamente. Tentar e falar alguém que tem estado activo em tantos campos - perfomance, poesia, experimentação musical, colagem, pintura, escrita, trabalho em vídeo e mais - durante mais de três décadas, não é, certamente, tarefa fácil. O que pode ser feito, e o que foi agora feito, é juntar os pedaços,parcelas e muitas análises relativamente ao seu trabalho passado, presente e futuro. Com isto como base, podemos então penetrar mais fundo nas áreas preferidas ou focos. E há muitas...
Os colaboradores de Oainful but Fabulous, incluindo Genesis ele próprio, têm todos e cada um a sua perspectiva, os seus portos de entrada na sua vida e obra. Isso cria uma crítica única e também constitui uma forma brilhante de compreender uma coisa fundamental: Quando toca a Genesis P-Orridge, não há pontos fixos quer no tempo quer no espaço. O seu trabalho está sempre em movimento e vibra constantemente em todas as direcções, da sua cabeça para a de outros e de novo de volta, etc. Isto não é tanto um livro sobre Genesis P-Orridge como é antes um livro dele, de outros, dele.
O seu modus operandi principal é exactamente o processo de partilhar e interagir. Aspectos tecnológicos, estratégicos ou estéticos seguem a interacção, não a evitam. A sua visão artística mágica não declara apenas "os sonhos devem entranhar-se", mas sim "os sonhos devem entranhar-se, então vem e vê o que acontece..." Esta abertura de espírito é uma das muitas características de um dos artistas contemporâneos que desafia a categorização.
O rapaz sensível de olhos enormes, o homem das letras, a mulher da noite, o Svengali da nossa sociedade, o anti-Maestro, o tipo que carrega nas costas a carruagem da vanguarda... O impacto do seu trabalho nos nossos tempos foi bem maior do que a maioria das pessoas conhece. Felizmente, Painful but Fabulous alterará essa situação e trará mais luz à sua essência multicolorida. Porque é isso importante? Porque as avenidas focadas na experimentação e o poder da manifestação mudam as vidas individuais. Se não for por mais nada, essa é a lição concreta do shaman P-Orridge... Se não mudares a tua própria vida, então certamente alguém o fará por ti...
O que Genesis P-Orridge oferece, neste livro e em todo o seu trabalho, é uma divertida, ainda que séria, tentativa de comunicar as suas próprias descobertas ao longo da vida, na esperança genuína de que outros tentarão também ver o que se esconde por detrás das vielas da vida. E, não esquecendo, comunicar isso...
Sempre mudando, transmutando-se, transformando-se, mutando-se, Genesis P-Orridge permanece um mistério, tal como a arte é um mistério. A dedução lógica dessa equação teremos todos nós de a descobrir.

Xamã mercenário, sábio lunático. Genesis P-Orridge é, sem dúvida, uma das mentes mais revolucionárias do novo século. Durante 30 anos ele dançou sempre uns passos além do resto de nós, e este livro mostra o porquê desta afirmação - para lá da sua impostura como estrela rock, Genesis foi sempre algo mais, um artista.
Carlo McCormick, Senior Editor, Paper Magazine.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...