21.12.13

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #41: Álvaro Costa, Fernando Costa, Francisco Pacheco - "David Bowie - Três Décadas de Metamorfoses"


autor: Álvaro Costa, Fernando Costa, Francisco Pacheco
título: David Bowie - Três Décadas de Metamorfoses
editora: Centelha
nº de páginas: 109
isbn: N/A
data:1984 (2ª dição)

1ª edição - 1983
colecção Rock On - 8







sinopse: 

1. Dos Autores
Bowie está na moda. A moda é efémera. A síntese seria Bowie é efémero. Mas Bowie não surgiu há quinze dias. Nem vai desaparecer dentro de quinze dias. A síntese não funciona com David Robert Jones.
DAVID BOWIE, TRÊS DÉCADAS DE METAMOFOSES surge nesta colecção não só pela sua actualidade como pela importância (discutível ou indiscutível) que Bowie teve (e tem?) na cena rock. A intenção da publicação duma sua «biografia» era já antiga. Faltava um texto (actualizado). Das diversas fontes possíveis de tradução automática nenhuma nos agradou. Quase todas não eram  mais do que um aproveitamento inteligente das fases, contradições e choques visuais do personagem-Bowie. Produzir um texto «virgem» - pretensão vaga e criativamente estéril - não era solução que nos agradasse e vos proporcionasse a viagem pretendida...
O nosso tubo de ensaio seriam os textos de doze «Especial Bowie» do programa Sábado à Tarde (Rádio Porto, Onda Média, 14h - 19h) do Jaime Fernandes e da sua jovem equipa. Tínhamos o esqueleto e a tarefa seguinte era enchê-lo de carne apetitosa... O que vão passar a ler e a «ver» é o resultado desse enchimento, feito com montagens de obras diversas, ideias pessoais, colaborações, pesquisas...
DAVID BOWIE foi feito para quem não conhece minimamente Bowie ou não o conhece de todo. Foi feito pqra quem o descobriu em papéis tão diferentes que não mais se conseguiu identificar com os restantes. Fizemos este livro tentando fornecer as pistas (e os dados) fundamentais para que o puzzle Bowie possa ser completado. A sua biografia há-de ser feita um dia, é claro, «pela pessoa mais indicada para o fazer»...
Entretanto, Bowie está bem vivo, continua a mexer e tudo o que podemos dizer é que «o sol ainda não se pôs para este rapaz».
2. Da Editora
A Centelha sente-se particularmente satisfeita pelo facto deste livro ter sido feito por autores portugueses, concretizando assim a intenção que desde há muito tínhamos de abrir esta colecção aos autores «cá da casa», por nos parecer que não havia razão nenhuma para que isso não acontecesse.
Deixamos pois aqui um convite a todos os que tenham trabalhos (ou os queiram fazer) sobre música rock para que entrem em contacto connosco. Esta colecção está aberta a tudo o que diga respeito à cena rock.
3. Agradecimentos
Ao Jaime Fernandes e a toda a equipa do Sábado à Tarde pela colaboração prestada.
Ao José Carlos Flamínio (e à Polygram) pela colaboração.
À Isabel pelo apoio.
À Rosa e à Paula pela paciência.





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...