10.11.13

The Outer Church - O Centro da Religião


The Outer Church é o nome de uma espécie de comunidade, que tem como pivot Joseph Stannard, jornalista da The Wire, e centrada na boa velha Inglaterra. Não é uma comunidade do tipo das que pulularam pela Alemanha nos anos 70 (Amon Duul,...) embora o factor rural também esteja presente uma vez que alguns dos grupos/músicos que "integram" esta comunidade aí se fixaram com a sua maquinaria, a maioria dela DIY. Escrevi "integram" entre aspas pois não há uma rigidez de pertença ou não ao grupo; os músicos e bandas vão sendo descobertas, convidadas a participar nos eventos promovidos pela The Outer Church, o que a vai cada vez tornando maior e mais importante no panorama da moderna música popular. Se algumas características musicais podemos apontar elas serão o recurso à electrónica, lo-fi, drone, ambiental, mas, sobretudo, em grande percentagem dos casos, muito original e agradável. Há também uma ligação a uma certa ruralidade, À música folk britânica, mas tudo diluído e reciclado com a electrónica e tratamentos aplicados; para além de algumas alusões à magia, misticismo e medievalismo, mas que não passam de efeitos estéticos que se pretendem aproveitar e desenvolver: um certo enraizamento que a comunidade pretende ter com as suas origens.
O mais interessante de tudo, claro, a música.
Até à data, para além de inúmeros concertos, cada qual contando com algumas bandas e músicos envolvidos (já chegaram a Espanha), foi editado um duplo CD com 25 faixas musicais que, no seu conjunto forma um dos melhores discos editados neste anos de 2013. Vou deixá-lo aqui para comprovarem por vós próprios.
Foi também editada uma T-Shirt para venda nos eventos, limitada a 50 cópias, que depois foi expandida com mais 50 para venda ao público em geral.
Vamos continuar a seguir atentamente o percurso deste colectivo e dos seus músicos/bandas, pois augura-se-lhes um futuro risonho e muitos momentos de prazer para todos nós, meros ouvintes.

Links:
http://theouterchurch.co.uk/
http://fandf.bandcamp.com/album/the-outer-church
https://www.facebook.com/outer.church.5?fref=ts






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...