29.11.14

Memorabilia: Revistas / Magazines / Fanzines (5) - Ritual - Nº 12 - Setembro / Outubro de 1990


Ritual
Nº 12
Setembro / Outubro de 1990
Revista Bimestral - Liége - Bélgica (em Francês)

A Ritual foi uma revista / Magazine musical dedicada à música indie, conforme se pode constatar na foto da capa que vos deixo abaixo.
Fica aqui a referência ao seu número 12, cujo conteúdo e tipologia musical abordados facilemnte se podem inferir a partir das chamadas de capa que a figura abaixo representa.


Talhada Independentemente & de Mentalmente Estranha

A cena musical independente francesa tem deixado uma impressão desagradável de trabalho por fazer, de inactividade, de tédio. As tentativas de algumas etiquetas e distribuidores são por isso louváveis e interessantes. A cena underground / alternativa beneficiou fortemente do trabalho de gente como Vita Nova (Grenoble), Les Ballets Mécaniques (Toulouse) ou ainda dos Les Disques Du Soleil Et De L'Acier. Mais recentemeente, a Permis de Construire e a Odd Size parecem ter ganho algum relevo. O último número da Ritual mencionava as edições de Dreaming Togheter e do álbum colaborativo (split album) Face To Face, com Die Form e Asmus Tietchens para a Odd Size. Impõem-se pois algumas palavras sobre esta nova editora.

A Odd Size tem a sua base em Paris. A etiqueta foi criada há dois anos pelos audiófilos (um dos seus fundadores não é um membro dos Nox?). Editaram uma primeira compilação internacional (Ciguri) e os discos dos Die Form, Dreaming Togheter, sendo que sai agora um novo volume da série Face To Face, com H.N.A.S. e Vox Populi ! ... Dois grupos que entravam já na compilação Ciguri.

Os H.N.A.S. (Hirsche Nicht Auf Sofa) de Aix La Chapelle propõem-nos uma música fora de qualquer categorização evitando todas as conotações fáceis e apresentando um estilo muito próprio. Fazendo lembrar os Nurse With Wound de início, os H.N.A.S. criam a sua própria ambiência musical onde cada parcela sonora evoca o mistério e provoca uma escuta atenta que nos embebe num ambiente de sonho. Os Vox Populi ! são originários de Paris. O seu primeiro álbum, Mysticismes, de 1986, maravilha-nos pela sua atmosfera planate e envolvente. A formação aqui presente, Home, Femme, Autruche Ou Radiateur parece mais trabalhado, mais cuidado e melhor produzido. As cinco faixas oferecem-nos cada uma um aspecto particular colocando em evidência os recursos de Axel Kyrou e dos seus companheiros. Permanent Revolution, por exemplo, é uma peça pessoal de funk original. Permanent Revolution Part 15 faz sobressair as guitarras tortuosas, que criam um clima pesado e lânguido.

Paralelamente à actividade de editora de discos, a Odd Size lançou-se também no papel de distribuidora e abriu uma loja. O catálogo de distribuição está já bem fornecido e compreende uma série de pequenas etiquetas (K7 e outras) francesas que até ao momento têm encontrado grandes dificuldades de distribuição: Vox Man, V.P.231, Electro-Institut, Illusions Productions... As etiquetas de outros países, tais como a Dossier (RFA), Atonal (RFA), Sterile (UK), Touch (UK), Insane Music (Bélgica), SST (USA) estão também representadas na distribuição.

Paradoxo: o negócio do catálogo com a SJ Organisation que já estava especializado na distribuição em França da maior parte das etiquetas supracitadas. O fim provável das suas actividades não entristecerá os fãs, pois a Odd Size virá, certamente, ocupar o seu lugar.

Finalmente, a abertura do armazém é uma boa coisa. Uma cidade como Paris tinha necessidade de , depois de muito tempo, ter uma coisa assim para os musicófilos, que seja uma alternativa ao mercantilismo das grandes superfícies do disco e à inevitável New Rose. Lugar de descobertas sonoras mas também um ponto de encontro e de comunicação. Numa fase posterior, a Odd Size prevê, de acordo com a sua política de independência, construir o seu próprio estúdio de gravação e de possuir a sua própria estrutura de produção. Esperemos que consigam atingir os seus objectivos e que as suas intenções não se tiornem letra morta

Eric Therer
Odd Size Records, rue de Laghornat 24, F-75018 Paris





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...