follow me on Twitter

Post Aleatório

A Carregar...
Gadget by The Blog Doctor.

3.12.14

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #50: Nikolaos Kotsopoulos (editor): "Krautrock - Cosmic Rock And Its Legacy"


Autor: Nikolaos Kotsopoulos (editor)
título: Krautrock - Cosmic Rock And Its Legacy
editora: Black Dog Publishing
nº de páginas: 192
isbn: 978-1-906155-66-7
data: 2009

sinopse: 

Os anos finais da década de 1970 na Alemanha Ocidental, froam um período de rupturas, agitação e revolução. As comunas espalharam-se como cogumelos, foram organizados protestos por todo o país, o desejo de ciniciar algo de nnovo permeou a juventude. Fora deste clima, uma cena musical explodia e mudaria para sempre a face do rock do mundo ocidental; por vezes anárquico, outras místico, mágico, ou utópico, ele empurrou o rock para além dos limites então conhecidos.
Nunca um género ou movimento per se, o Krautrock englobava uma grande diversidade de sons quase todos eles muito silvestres, assim como de atitudes, músicos antigos, do free jazz a Karlheinz Stockhausen, dos Dada ao Fluxus, do Romantismo Germânico aos Mothers of Invention. Os músicos operavam fora de qualquer categoria musical até então conhecida, cavando um novo tereno e voltando as costas quer ao passado do seu próprio país quer ao convencional rock anglo-saxónico. A sua visão fez disparar imaginações de geraçoes de músicos que se lhe seguiram: Cabaret Voltaire, Brian Eno, Nurse With Wound, PiL, DAF, Einstürzende Neubauten, apenas para citar uns quantos, todos eles creditaram o Krautrock como grande influência, referindo a sua ética descomprometida e a inovação sonora.
Da batida rígida da bateria dos Amon Düül, ao misticismo tingido de orientalismo dos Popol Vuh e aos assaltos sónicos de Conrad Schnitzler, Krautrock: Cosmic Rock and Its Legacy traça a história deste fenómeno. Ilustrado por fotos de concertos, posters, capas de discos e outro material visual raro, inclui ensaios de Michel Faber, Erik Davis, David Stubbs, e testemunhos de Gavin Russom (Delia and Gavin / Black Meteoric Star), Plastic Crimewave, Stephen Thrower (Coil / Cyclobe), e Ann Shenton (Add N to (X)) este é um compêndio essencial de uma música cujo espírito e ideias ainda vibram hoje em dia na cultura contemporânea.

Perfis das Bandas incluídos:
Agitation Free
Amon Düül
Amon Düül II
Anima
Ash Ra Tempel
Between
Can
Cluster
Cosmic Jokers
Embryo
Et Cetera / Wolfgang Dauner
Faust
Floh de Cologne
Gila
Sergius Golowin
Guru Guru
Harmonia
Kraftwerk
La Düsseldorf
Limbus
Nektar
Neu!
Popol Vuh
Achim Reichel
Conrad Schnitzler
Klaus Schulze
Xhol Caravan
Uli Trepte
Tangerine Dream
Walter Wegmüller
Witthüser And Westrupp

Produtores
Gerhard Augustin
Dieter Dierks
Rolf - Ulrich Kaiser
Conny Plank

Editoras
Bacillus
Brain
Kosmische Musik
Kuckuck
Ohr
Philips
Pilz
United Artists / Liberty







Sem comentários:

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...