follow me on Twitter

Post Aleatório

A Carregar...
Gadget by The Blog Doctor.

1.12.12

Livros sobre música que vale a pena ler (e que eu tenho, lol) - Cromo #21: Archie Peterson - "Eurock - European Rock & The Second Culture"


autor: Archie Pattersson
título: Eurock - European Rock & The Second Culture
editora: eurock publications
nº de páginas:708
isbn: 978-0-9723098-0-6
data: 2002

 sinopse:
A revista Eurock documenta um período particular do mundo, quando os limites da imaginação e o que era possível musicalmente foram esticados muito para além das normas. A alquimia futurística dos iões fluindo livremente, substâncias químicas expansoras da mente, e megawatts de electricidade resultaram numa explosão de criatividade sem paralelo na história da música rock.
Este livro contém, virtualmente, todos os melhores artigos escritos e publicados pela revista EUROCK durante o seu tempo de vida, 1973-1990.Também aqui incluídas estão várias peças novas, elaboradas nos anos subsequentes, até 2002. Começamos, todavia, com um artigo que não foi publicado na altura, em 1971, da autoria do lendário Lester Bangs, antigo editor da revista Creem e padrinho e guru dos críticos musicais. Lester é considerado por muitos como o mais original escritor de sempre sobre música da América. O espírito do artigo de Lester serve perfeitamente como introdução ao mundo da EUROCK - um tempo em que as palavras e a música que enchiam o ar faziam na verdade a vida, o amor, e a música, todos eles mais especiais.
Mesmo tendo em conta que a revista EUROCK terminou realmente em 1990, o seu braço armado, a distribuidora de discos e editora musical, para além de outros projectos relacionados, continua até aos dias de hoje em permanente actividade. Em 1996 foi-me dada a oportunidade de produzir a história musica da "Era do Rock Progressivo", no formato de 5-CDs, para a Rhino Records, intitulada "SUPERNATURAL FAIRY TALES". Em 2000, a história da revista EUROCK foi compilada num CD-ROM multimedia, THE GOLDEN AGE, que contém os artigos da era como fanzine, mais um álbum cheio de boa música, vídeos vintage, e muito mais. Hoje em dia, os maiores esforços estão concentrados no recurso online sobre música e informação sobre a mesma, em www.eurock.com.
A evolução das crónicas da EUROCK foram o meu próprio desenvolvimento. Em quase três décadas a fazer a EUROCK tornei-me dedicado a um conjunto muito simples de ideais que cresceram com a cultura rock. O meu processo criativo foi instintivo e consciente; agora ele é uma segunda natureza. Uma coisa permaneceu sempre constante: uma visão que olha para a música e para a vida como algo muito especial e sagrado, um acto virtual de fé.
Por favor leiam e divirtam-se com este livro, com o mesmo espírito com que ele foi escrito.
Mir,
Archie Pattersson

Já agora, o artigo de Lester Bangs tem o título de "Amon Düül : A Science Fiction Rock Spectacle" e ocupa 7 páginas. O livro, de mais de 700 páginas, relembre-se, contém inúmeros artigos sobre as bandas underground da altura, com um manancial de entrevistas exclusivas. E estamos a falar de artistas e bandas como Tangerine Dream, Klaus Schulze, Kraftwerk, Gentle Giant, Wallenstein, Nektar, Neu!, só para citar algumas. Um autêntico maná :-)




Sem comentários:

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...