follow me on Twitter

Post Aleatório

A Carregar...
Gadget by The Blog Doctor.

6.12.12

"Zeuhl" - Parte 4: "O Zeuhl à Volta do Mundo", secção 6/9: México


Parte 4 – O Zeuhl À Volta Do Mundo

Nota: Como o Zeuhl é um conceito tão abstracto, recomendamos vivamente que, antes de ler este artigo, leia os anteriores (partes 1 a 3). Depois, então, pode ser que tudo faça mais sentido.

Nos três anteriores artigos você leu, sem dúvida, tudo o que há para saber sobre o Zeuhl, e se este for um tema de interesse para si, certamente que os leu com atenção redobrada.
No anterior vimos o legado do movimento e, reparámos, entre muitas outras coisas, que o Zeuhl permeou também o RIO, para além de outros movimentos.
Mas... e no mundo? Bem, você conseguirá encontrar referências Zeuhl nos lugares mais improváveis, e existem inúmeras dedicatórias bizarras ao espírito dos Magma, à linguagem Kobaia e ao Zeuhl em geral. Neste artigo vamos tentar destilar o interessante e o curioso, numa qualquer forma de viagem coerente, ao longo do globo.


México


Parece uma coisa improvável, mas existem pelo menos um par de bandas mexicanas que roçaram o som Zeuhl. A inovadora foram os Decibel, que eram mais como uns Henry Cow improvisadores, apesar de mais electrónicos, e possuírem algumas texturas Magmianas na sua música. Similares, mas com uma base mais folk/jazz, os Banda Elastica evoluíram para uma mistura bizarra que nunca apreciei muito.
Os mais Zeuhl dos anos 80 foram os Nazca, que eram mais relacionados com o género ficcional dos Julverne, Vortex, Art Zoyd, isto é, da Música de Câmara do século XXI! Eram espectaculares no que toca à sua destreza e inventividade, especialmente porque eram uma banda principalmente acústica, mas que conseguiam provocar uma verdadeira tempestade com a sua complexa rede de instrumentos, a partir de uma mistura de violinos, viola, piano, baixo, oboé, guitarra acústica e percussão. Alguns dos membros da banda reapareceram mais tarde na banda Culto Sin Nombre, no estilo Gótico/Medieval.


Banda Elastica – Banda Elastica (LP: Tiradero BE 1001)1986
Banda Elastica – Banda Elastica 2 (CD: Tiradero CDDP 1102) 1990 1991
Culto Sin Nombre – HALLAZGOZ NERICOSOS (CD: Eibon) 19??
Decibel – EL POETA DEL RUIDO (LP: Orfeón LP-12-1113) 7-8/79  1980
Nazca – NAZCA (LP: Naja NN 1001) 1983
Nazca – ESTACIÓN DE SOMBRA (LP: Naja NN 1002) 7/86 1986






Sem comentários:

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...