DN - Diário de Notícias
16 de Março de 2002
Discos pe(r)didos
Porto, 1967. Numa cidade onde se fala de novas músicas e
surgem pequenas novas bandas, uma destaca-se pelo apuro técnico dos seus
elementos. O Pop Five Music Incorporated entra em cena com uma primeira
formação na qual encontramos David Ferreira (teclas, viola, vozes... e não
confundir com o actual «patrão» da EMI-VC, apesar do mesmo nome) Luís Vareta
(baixo e vozes), Tozé Brito (baixo, viola e vozes, na altura conhecido como
António Brito, hoje o «patrão» da Universal), Paulo Godinho (o irmão de Sérgio
Godinho, nas teclas, viola e vozes principais) e Álvaro Azevedo (bateria e
vozes).
Com uma sonoridade dominada pelos Hammond (tecnologia de
ponta na música para teclas), os Pop Five depressa ganharam notoriedade
conseguindo garantir a estreia discográfica em 1969, pela Arnaldo Trindade.
A abrir o disco, um convite à atenção para o espectáculo
que vai começar, ao que se seguem as pancadas de Molière e... uma versão de
«Jesus, Alegria dos Homens» de Bach! Era a mais evidente ousadia de um álbum
que conseguia assim assimilar sementes de uma rebeldia característica das
linguagens pop/rock que escapara até então a muitos dos grupos portugueses de
60, grande parte deles alinhados na facção limpinha, lavadinha e penteadinha,
ao som de versões certinhas de canções e estéticas em voga em Londres e na
Paris do yé-yé. A versão angariou os discursos de suspeita dos puristas da
clássica, num momento em que o sonho de frestas de ruptura era natural em
qualquer proposta pop/rock com os mínimos olímpicos de consciência estética.
O Pop Five Music Incorporated regista no disco uma série
de outras versões, acabando, na verdade, por residir na leitura «livre» da peça
de Bach o seu mais notável feito. As restantes versões apresentadas no disco
mostram, mesmo assim, operações de transformação personalizada e tecnicamente
apurada de canções como «Blackbird» dos Beatles, «To Love Somebody» dos Bee
Gees, «Proud Mary» dos Creedence Clearwater Revival, «Fire» de Jimi Hendrix ou
«Sour Milk Team» de George Harrison... Todas elas são ordenadas de forma a
constituir uma peça virtual em tr~es actos («Soft», «Crescendo» e «Clímax»),
com prelúdio e final («Hysterical»).
A sublinhar as qualidades interpretativas e instrumentais
reveladas na gravação, o disco representa ainda um marco de invulgar
consciência técnica para o Portugal de finais de 69, já que não só é gravado em
som estereofónico como apresenta, creditado, o trabalho de um produtor
(Fernando Matos), facto não frequente na época.
Prensado em Inglaterra, o disco mostra uma qualidade
sonora de igualmente apurado requinte... Apurado é, entretanto, o valor que o
disco atingiu nos circuitos do coleccionismo de vinil, podendo uma cópia usada
(em boas condições), valer algo na casa dos 100 Euros.
Um ano depois da edição do álbum, a formação do Pop Five
sofre modificações com as saídas de David Ferreira e Tozé Brito e entrada de
Miguel Graça Moura, então com 22 anos, que terminara o curso de piano do
conservatório. Segue-se uma inevitável alteração nas características do som e
repertório. De lado ficam as adaptações de clássicos às linguagens rock e na
berlinda é focada uma aposta na criação. Editam, em primeiro lugar, o single
«Menina», ao qual sucede o genial «Page One» (tema do genérico do programa
«Página Um» da Rádio Renascença), o ainda mais bem sucedido «Orange» e alguns
outros 45 rotações. O grupo separa-se em 1972 sem registar um segundo álbum.
Não está na altura de pensar uma antologia?
N.G.
«Pop
Five Music Incorporated», LP, Orfeu, 1969
Lado A.
«Overture», «Jesus, Alegria dos Homens», «Blackbird», «To Love Somebody»,
«Proud Mary», «Medicated Goo», «Mess Around»; Lado B. «Hush», «C’Mon Down To My
Boat», «Fire», «Sour Milk Sea», «Can I Get A Witness». Produção: Fernando de
Matos.
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