Sonora
#1 - 1990
98 páginas
Bilingue: Italiano + Inglês
com CD de oferta
Revista italiana ligada à editora Materiali Sonori (MASO) que, penso, ainda estar em actividade.
The Durutti Column
Os primórdios foram decididamente punk. Podem achar difícil de acreditar nisso depois de ouvirem dez anos de produção sofisticada, incluindo experiências impressionistas, avantgarde, folk eléctrico e, vagamente, improvisação jazz.
"Manchester é um lugar onde é realmente difícil de viver. Não há trabalho, nem a possibilidade de desenvolver a maior parte do enorme potencial criativo da gente mais jovem. Frustração e violência são os resultados. É muito similar à situação em Liverpool, e, aí também, a única válvula de escape é a música... ou a violência".
Vini (Vincent Reilly) no intervalo entre estados de graça criativa continuou a sua procura interior, pesquisando toda e cada uma das possibilidades de transformação no trabalho de viver. Lugares onde todos os homens capazes de sonhar têm acesso. "A ideia básica por detrás da música da Durutti Column é quebrar com qualquer estrutura que suporta as fundações do formalismo musical, em ordem a tentar e criar um tipo de música que possa realmente pertencer a todos". Os primórdios foram decididamente punk. O cenário é a Inglaterra em 1976. As experiências iniciais de juventude tiveram os nomes de Qed e Wild Rams. Então Vini, em conjunto com o vocalista Ed Banger, fundou os Nosebleeds, autores de um single de sucesso, na cena punk, com o eloquente título Ain't Bin To New Music School e Fascist Pigs. No ano seguinte, Ed Banger deixou a formação e Vini formou a Durutti Column. Em 1978.
"Tenho dúvidas de que serei alguma vez visto no Top Of The Pops".
Buenaventura Durutti foi um comandante de uma brigada anarquista, na Guerra Civil de Espanha, de 1936. Nos anos sessenta os Situacionistas utilizaram a Durutti Column como um símbolo.É um símbolo para Vini também, cantor de uma Guernica diária nos limites entre a loucura e o brilhantismo. "A anrquia é algo que nos diz respeito. Toda a cultura punk são ideias de crianças surripiados do movimento Situacionista. Quando o punk ficou muito comprometido, ele próprio, em aceitar os sistemas da indústria e se tornou uma simples questão de moda, pensámos em reafirmar os valores iniciais com que começámos.".
Quem acreditou na pureza talentosa das visões guitarrísticas de Vini, foi a Factory, que não é um emblema de editora independente por acaso. O encontro foi o certo e resultou. Juntamente com os Joy Division, Cabaret Voltaire e Dowie, a Durutti Column apareceu no primeiro EP lançado pela Factory, o histórico Fac 2, com duas faixas: No Communication e Thin Ice.
"Sempre soube que as pessoas não correriam a comprar os meus discos como se a sua vida disso dependesse. Ouvem-nos enquanto falam; como música de fundo para fazer amor; mesmo em casa alheia. Eles ouvem e dizem: Sim, é fixe, é muito bonito e bom, talvez volte a ouvi-los. Mas não sei se alguém alguma vez disse: Wow, sim, é um grande disco. Tenho de o ir comprar imediatamente.".
O primeiro Lp foi The Return of Durutti Column e foi gravado depois ter sofrido um esgotamento nervoso, que originou a separação do grupo. De aí em diante os Durutti Column passou a ser apenas o "outro eu" de Vincent. Até à entrada do baterista Bruce Mitchell, que surgiu no álbum LC, há uma sensação de unidade grupal. "Há um processo estranho por detrás dos meus discos. Quando gravo um LP, geralmente penso que ele é realmente bom até que me dizem que a mioria das pessoas consideram a minha música como ambient music. Isso significa que cometi algum erro porque as pessoas costumam ouvir a minha música de forma mais atenta e não usá-la como pano de fundo para alguma outra coisa que estão a fazer".
A colaboração com Bruce Mitchell tornou-se uma coisa regular. Não apenas Mitchell se tornou em algo mais de um acompanhante rítmico refinado para os monólogos de Vini, ele tornou-se o organizador, o seu patrono, a defensiva rocky do projecto Durutti Column.
"A minha maneira de tocar tornou-se agora mais ao vivo. Eu estive metido nos comprimidos durante alguns anos, drogas pesadas... tranquilizantes e antidepressivos, devido à minha doença estranha que tinha. Assim que deixei de os tomar, apesar de o médico me ter aconselhado a não o fazer, senti-me melhor. Agora não me deixo dormir a tocar guitarra, a cada meia hora, e a minha música mudou também: há menos tristeza e mais optimismo. O público também notou isso, e isso é muito importante para mim".
Toda a década de 80 está delicadamente tingida com as cores das aguarelas assinadas pelo lutador republicano espanhol. Desde Another Setting até Vini Reilly, o génio agradável de Bruce e Vini deixaram permanentemente as suas sementes na bandalidade da década.
"Eu não concebo sectorizações na música, limitarmo-nos ao aspecto formal ou separar as coisas em estilos. Frequentemente as pessoas páram e dizem, isto é jazz, aquilo é rock, sem tentarem analisar mais de perto ou discutir o conteúdio das coisas".
A guitarra de Vini Reilly foi utilizada frequentemente como um instrumento novo e/ou atípico: por Steven Brown e Benjamin Lew e Anne Clark até (surpreendentemente) Morrisey. "Diverti-me realmente a gravar O LP do Morrissey mesmo tendo em conta que não há nada de Durutti Column em Viva Hate. Essa colaboração foi muito engraçada. Eu já vinha a pensar em fazer algo em conjunto com ele desde 1985. Queria gravar alguma coisa com ele mesmo que não fosse para editar em disco. Eu sabia que publicar qualquer trabalho feito com a participação do Morrissey teria parecido como eu se estivesse a tentar tirar partido do seu sucesso. De qualquer modo, ele nunca respondeu às mensagens que lhe enviei na sua caixa de mensagens. Quando ele, inesperadamente, entrou em contacto comigo, iso foi muito estranho mas, em qualquer caso, fiquei felicíssimo".
Em tempos de ruído ensurdecedor e som para multidões, a gama musical cromática e não adornada dos Durutti Column tornou-se a banda sonora para redescobrir a rara capacidade que hoje temos/usamos: reflexão.
"Eu não fiz nada para eliminar o desapontamento que rodeia a minha música. Cada álbum que fiz foi uma oportunidade perdida. Não há qualquer dúvida sobre isso. Quando chegar o tempo em que eu gravar um LP que me satisfaça plenamente e que fique feliz com ele, então chegou para mim o momento de me arrasatr até ao jardim e suicidar-me. Penso que chegarei a muito velho antes de que isso possa acontecer".
Trabalhos
The Durutti Column
. The Return Of The Durutti Column LP/Cas Factory Fact 14 1980 GB
. First Aspect Of The Same Thing Second Aspect Of The Same Thing (incluído no Fact 14) flexi-disc Factory Fac 14c 1980 GB
. LC LP/Cas Factory Fact 44 1981 GB
. I Get Along Without You Very Well 7" Factory Fac64 1981 GB
. Lips That Would Kiss / Madeleine 12" / 7" Factory Benelux Fbn 2 1981 Bel
. Deux Triangles 12" Factory Benelux Fbn 10 1081 Bel
. Two Triangles 12" Factory 1982 GB
. Enigma / Danny (edição limitada 2730 cópias) 7" Sordide Sentimental 1982 FR
. Live At The Venue London (bootleg) LP Vu 1983 GB
. Another Setting LP Factory Fact 74 1983 GB
. Amigos Em Portugal LP Fundação Atlântica 1984 Por
. Say What You Mean Mean What You Say 7" Factory Fact 114 1985 GB
. Domo Arigato (live) CD Factory Facd 144 1985 GB
. Tomorrow 7" / 12" Factory Benelux Fbn 51 1985 BEL
. Short Stories For Apuline LP 1985
. Domo Arigato (live) VHS vídeo Factory Ikon 16 1986 GB
. Without Mercy LP/Cas Factory Fact 84 1986 GB
. Circus And Bread LP/CD/Cas Factoryy Benelux Fbn 36 1986 BEL
. Valuable Passages 2xLP Factory Fact 146 1986 GB
. Greetings Tree 12" Materiali Sonori Maso 70003 1986 ITA
. White Rabbitt (com Debi Diamond) 12" Factory Fact 184 1987 GB
. When The World 7" / 12" / CD Factory Fact 194 1987 GB
. The Guitar And Other Machines LP/CD/DAT/Cas Factory Fact 204 1988 GB
. The Durutti Column (contém extractos do Fact 204) flexi-disc Factory Fact 214 1988 GB
. Live At The Bottom Line N.Y. Cas Reach Out International A 152 1988 USA
. The Early Years - The First Four Albums On CD CD Factory Fact 224 1988 GB
. Womad 88 (live) 3"CD Factory Fact 234 1988 GB
. Vini Reilly LP Factory Fact 244 1989 GB
. Vini Reilly CD Vídeo Factory Fact 244 d 1989 GB
. Sporadic Recording (edição limitada) CD Sporadic Production 1989 GB
. Obey The Time 2xLP/CD Factory Fact 274 1990 GB
. Dry LP/CD Materiali Sonori Maso 33065 1991 ITA
Artistas Vários
. No Communication / Thin Ice (in "A Factory Sample") 2x7" Factory Fact2 1978 GB
. A Factory Quartet 2xLP Factory Fact 24 1980 GB
. Piece For An Ideal / Weakness And Fever (in "From Brussels With Love) 2xLP Les Disques du Crépuscule Twi 007 1980 BEL
. Marie Louise Ganders (in "The Factory Compilation) LP Factory Benelux Fbn 7 1981 GB
. The Eye And The Hand / Experimental In Fifth / Party (in"The Fruit Of Original Sin") 2xLp Les Disques du Crépuscule Twi 135 1981 BEl
. One ChristmasFor Your Thoughts (in "Chantons Noel - Ghosts Of Christmas Past LP Les Disques du Crépuscule Twi 058 1981 BEL
. Some Of The Interesting Things You'll See LP Les Disques du Crépuscule 1983 BEL
. Sense Of Beauty LP Uniton 1985 NOR
. The Sea Wall / Duet com Blaine L. Reininger (in "Operation Twilight") LP Interior Music Im 005 1986 BEL
. The Square / Little Horses Of Tarquinia / The Sea Wall / La Douleur com Blaine L. Reininger (in "Hommage A Duras") LP Interior Music Im 011 1986 BEL
. For Friends In Italy / Florence Sunset (in "The Greetings Compact") CD Materiali Sonori Maso 90001 1988 ITA
. Artists For Animals - The Liberator LP Deltic 1989 GB
. San Giovanni Dawn (in "The Greeting Compact Volume 2) CD Materiali Sonori Maso 90014 1990 ITA
. Our Lady (in "Sonora 1/90) mag+CD Materiali Sonori Sonora 1/90 1990 ITA
Vini Rilley
. Nosebleeds - "Ain´t Bin To No Music School / Fascist Pigs" 7" Rabid Tosh 2 1977 GB
. Nosebleeds - "Ain´t Bin To No Music School" (in "Streets") LP Beggars Banquet Bega 1 1977 GB
. Nosebleeds - "Ain´t Bin To No Music School" (in The Crap Stops Here") LP Rabid/Absurd Last 1 1980 GB
. Jez & Vini Sleep Will Come (in "From Brussles With Love" LP Les Disques du Crépuscule Twi 007 1980 BEL
. Anne Clark - "Changing Places" LP Red Flame Rf 22 1983 GB
. Benjamin Lew & Steven Brown - "A Propose D'Un Paisage" (reeditado em Cd em 1989) LP Crammed Discs Mtm 16 1985 BEL
. Richard Jobson - "An Afternoon In Company" LP Les Disques du Crépuscule Twi 080 BEL
. Richard Jobson - "The Right Man" 2xLP Les Disques du Crépuscule Twi 615 1985 BEL
. Morrissey - "Viva Hate" LP/CD/Cas EMI Csd 3787 1988 GB
. Morrissey - "Suedehead" 7"/12"/Cd EMI Pop 1618 1988 GB
. Morrissey - "Everyday Is Like Sunday" 7"/12"/CD EMI Pop 1619 1988 GB
Bruce Mitchell
. Annette & Victor Box - "Rollin' Back" LP Sonet Sntf 663 1974 GB
. Albertos Y Los Trios Paranoias - "Alberto Y Los Trios Paranoias" LP Transatlantic/Logo Tra 316 1976 GB
. Albertos Y Los Trios Paranoias - "Italians From Outer Space" LP Transatlantic/Logo Tra 349 1977 GB
. Albertos Y Los Trios Paranoias - "Snuff Rock" 12" Stiff Last 2 1977 GB
. Albertos Y Los Trios Paranoias - "Dead Meat" 2x7" Transatlantic/Logo Go 323 1978 GB
. Albertos Y Los Trios Paranoias - "Skite" LP Logo 1009 1978 GB
. Albertos Y Los Trios Paranoias - "Snuffin' Like That / Gobbing On Life / Kill (in "Heroes Down No Nonsense") LP Stiff Seeez O 1978 GB
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