24.1.24

Livros sobre música que vale a pena ler - Cromo #106: José António Moura - "Cadernos De Divulgação - Teoria E Prática 1.0"


 

autor: José António Moura
título: Cadernos De Divulgação - Teoria E Prática 1.0
editora: Marte Instantânea
nº de páginas: 100
isbn: N/A
data: 2023
1ª Edição - Segunda tiragem de 20 exemplares



Cadernos De Divulgação

Teoria E Prática 1.0

 

Música

 

«Abaixo dos sons e dos ritmos, a música opera sobre um terreno bruto, que é o tempo fisiológico do ouvinte; tempo irremediavelmente diacrónico porque irreversível, da qual ela transmuta, no entanto, o segmento que foi consagrado a escutá-la numa totalidade sincrónica e fechada sobre si mesma. A audição da obra musical, em razão da sua organização interna, imobiliza, portanto, o tempo que passa; como uma toalha fustigada pelo vento, atinge-o e dobra-o. De modo que ao ouvirmos música, e enquanto a escutamos, atingimos uma espécie de imortalidade.

Mas, além do tempo psicológico, a música se dirige ao tempo fisiológico e até visceral, que a mitologia certamente não ignora – já que uma história contada pode ser “palpitante” – sem que o seu papel seja tão essencial quanto na música; todo contraponto proporciona aos ritmos cardíaco e respiratório um lugar silencioso.

 

Mas o facto de a música ser uma linguagem – por meio da qual são elaboradas mensagens, das quais pelo menos algumas são compreendidas pela imensa maioria, ao passo que apenas uma ínfima minoria é capaz de emiti-las, e de, entre todas as linguagens, ser esta a única que reúne as características contraditórias de se ao mesmo tempo inteligível e intraduzível – faz do criador de música um ser igual aos deuses, e da própria música, o supremo mistério das ciências do homem, contra o qual elas esbarram, e que guarda a chave do seu progresso.»

Claude Lévi-Strauss, O Cru e o Cozido, 1964

Tradução de Beatriz Perrone-Moisés

 

Todas as imagens digitalizadas para escala de cinza a partir de objectos de arquivo pessoal.

José António Moura: textos (excepto onde creditado ou óbvio), recolha e manipulação de imagens, composição gráfica, paginação, tradução e revisão (assistida por Pedro Santos).

Na face: Aspecto de “Science Fiction”, óleo de Abel Mendes reproduzido na capa de Anar Band.

No verso: Aspectos das capas de DMM Mega Mixes (Duran Duran) e W.O.R.K. (Bow Wow Wow).

Impresso em risografia no estúdio DESISTO. 

Segunda tiragem de 20 exemplares.

Marte Instantânea, 2023.

100 páginas







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