Mathias Grassow
depois ponho as imagens - as imagens estão neste post: ------- (não esquecer de actualizar)
para já fica a entrevista
O post é este:
https://musicaesquisita.blogspot.com/2024/06/syntorama-17-fanzine.html
MATHIAS GRASSOW
nasceu em 1963 em WIESBADEN (Alemanha). Durante grande parte do seu tempo ele
ocupou-se ouvindo principalmente rock sinfónico, até descobrir os TANGERINE
DREAM e KLAUS SCHULZE.
Este foi o ponto de
partida da introdução de M. GRASSOW à música eletrónica.
Mais tarde
aperfeiçoou o seu estilo, muito mais orientado para as raízes da música oriental,
ouvindo o mestre deste estilo KLAUS WIESE.
Todo o trabalho de
M. GRASSOW, nove cassetes lançadas até o momento, promove a música meditativa, com
fortes influências da música oriental, mas na sua concepção, já que GRASSOW
toca principalmente sintetizadores.
Em 1986 assinou com
a editora, talvez a mais importante do género, a AQUAMARIN VERLAG. Desde então
todos os seus trabalhos foram editados e distribuídos por eles.
Desde 1987, GRASSOW
escreve artigos na revista alemã “ESOTERA” dedicados às antigas e novas artes
da meditação.
Seria um absurdo
falar de todas as cassetes de GRASSOW, porque as mesmas estão unidas por um elo comum:
MÚSICA MEDITATIVA e RELAXANTE.
Se se
interessa por esse tipo música, não hesite em ouvir MATHIAS GRASSOW.
As suas cassetes podem
ser encontrados em AQUAMARIN VERLAG:
E se também se
interessa por itens esotéricos ou simplesmente musicais, seu contato é:
VERLAG AQUAMARINA
VOGLHERD, 1
D’8018 GRAFING
ALEMANHA OCIDENTAL.
MATHIS GRASSOW
RATHENAUPLAZ, 5
6200 WIESBADEN 12
ALEMANHA OCIDENTAL.
CASETOGRAFIA
“AT THE
GATES OF DAWN” (1986)
“PANTA
RHEI” (1986)
“ON
SILENT WINGS OF HELING”
“TAOASIS”
(1987)
“ATMAN”
(1988)
“PIPES
OF PEACE” (1988)
“BEHIND
THE EVIDENT VOID” (1988)
“TEMPTATIONS
OF LIFE” (1988)
“CARMINA HILDEGARDIS” (1989)
ENTREVISTA
COM MATHIAS GRASSOW
SYNTORAMA:
Que motivos o levaram a entrar na música eletrónica tocando sintetizadores?
MATHIAS
GRASSOW: Quando eu era jovem (aos 13 anos) queria tocar bateria numa banda de
rock. Os meus grupos favoritos foram: YES, LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH, DEEP PURPLE, ELOY,
PINK FLOYD e muitos mais.
Na
mesma época (1976) comprei dois ótimos álbuns “RICOCHET” de T. DREAM e
“MOONDAWN” de KLAUS SCHULZE. Essas duas obras deram-me uma nova compreensão da
música. Naqueles anos, meu amor pela música electrónica foi crescendo cada vez
mais, tanto que resolvi fazer eu próprio aquela música.
Em
1980 comprei meu primeiro sintetizador. Em 1982/83 ouvi pela primeira vez a
música de PETER MICHAEL HAMEL e STEPHAN MICUS. Foi o início do meu capítulo
espiritual.
Em
1985 ouvi pela primeira vez a música de KLAUS WIESE e me vi imerso naquela
música, com aquelas bolas metálicas, cítaras, harpas e tantos outros
instrumentos. Considero agora que o meu trabalho deve ser construir uma ponte entre a
criação de música electrónica e performances acústicas.
SYNTORAMA:
Você já recebeu ofertas para gravar álbuns ou CDs?
M.
GRASSOW: Naturalmente quero fazer CDs (os discos não são um media muito
interessante, porque CDs e cassetes são um media muito melhor para este tipo de
música). A produção de um CD custa aproximadamente 10.000 DM. É muito caro para
mim e para o meu produtor.
Minha cassete “ATMAN”, que vendeu 260 cópias em 1968, é minha cassete mais vendida. Agora que vê esse número de vendas vai perceber porque a produção de um CD é impossível por enquanto, quando o tempo amadurecer pode ter certeza que haverá um CD lançado por mim.
SYNTORAMA:
Que relação tem com AQUAMARIN?
M.
GRASSOW: Um golpe de sorte trouxe-me para a AQUAMARIN. Em 1985 tive um
relacionamento com uma rapariga que tinha ligações com DR. MICHAEL, mandei
algumas demos para ele para Munique onde ele mora, foi o começo.
Agora
estou em negociações com outras editoras para divulgar meu nome noutros
países. (Acho que a Europa Oriental pode ser um bom mercado).
SYNTORAMA:
A sua música está relacionada com a sua filosofia de vida?
M.
GRASSOW: Sim, minha música representa parte da minha vida, o que é muito
necessário para mim e para minha música. Sem sensibilidade interior, paz,
meditação e todas as outras coisas que conduzem à vida espiritual é impossível fazer
esta forma de música. A maior parte da música no mercado chamada “NEW AGE” e
“MEDITATION MUSIC” é um produto barato de músicos e produtores que não sabem
realmente o que é música.
A
minha música ou a de KLAUS WIESE utiliza uma compreensão nova e perfeita de
fazer e compreender música, porque o músico é apenas um canal de alguns poderes
cósmicos. É difícil explicar o que significa porque há coisas que são de outra
dimensão das quais só vemos os picos.
“A música
ao vivo é a melhor maneira de demonstrar isso”, percebe o que quero dizer?
SYNTORAMA:
Quais instrumentos e efeitos que costuma usar?
M.
GRASSOW: Uh! No passado tive muitos sintetizadores, de todos os modelos, por
exemplo KORG MS-SERIES, um antigo órgão FARFISA, muitos sintetizadores
monofônicos e muitas mais máquinas (algumas delas estranhas). Tudo isso foi no
período 1980/84, minha era TANGERINE DREAM / KLAUS SCHULZE.
Em
1985 reorganizei a minha “instalação Sinti”, vendi todos os teclados antigos e
especializei-me em fazer música para mim.
Minha
lista atual de instrumentos é a seguinte:
-
ENSONIQ MIRAGEM
-
YAMAHA TX 7
MIDIVERBO-FEX
-
ESTÚDIO MIDI
-
OBERHEIM DPX 1
-ROLAND
JUNO 6
-
PILON-M-CAIXA
-
PRIMEIRO-SQ-1
-
CASIO CZ 1000
-
ROLAND VP 70
-COMODADOR
64
- ÁUDIO TÉCNICA RMX 64
- 4
GRAVADORES, MUITAS CAIXAS, PEDAIS, VARAS, MICROS e finalmente instrumentos
acústicos como FLAUTAS, ZITHARAS, KOTO, PERCUSSÕES, BOLAS DE AÇO, GUITARRAS
e... MINHA VOZ.
SYNTORAMA:
Que sistema utiliza para compor?
M.
GRASSOW: No passado o meu estilo de compor era escrever notas, mas ultimamente
percebi que esse sistema é mau para compor.
Quando
comecei tinha que tocar música com partitura, mas isso também é mau. Hoje só
faço música pelo caminho da intuição, da escuta íntima e da necessidade íntima.
A desvantagem disto é que todas as minhas composições são únicas. Acho que é a única maneira de criar obras espirituais sem qualquer personalidade própria, é o mesmo que fazer música, pintar quadros ou escrever livros e poemas. Entende?
SYNTORAMA:
Como surgiu o projeto de tocar com KLAUS WIESSE em Munique em março próximo?
M.
GRASSOW: A ideia era fazer um “concerto ao vivo” com KLAUS WIESSE e AL GROMER
KHAN. Este concerto faz parte de um grande congresso em Munique, patrocinado
pela DR. PETER MICHEL, da AQUAMARIN-VERLAG, mas o KLAUS e eu não iremos tocar, afinal, por
motivos diferentes.
SYNTORAMA:
Que novos projetos tem?
M.
GRASSOW Fazem-me sempre essa pergunta, quero fazer muitas coisas no futuro:
“Despertar as pessoas espiritualmente, mais amor, paz e harmonia no mundo, boa
saúde para a terra” e muito mais. Meus planos são realmente fazer música.
Espero poder ajudar muitas pessoas a encontrarem-se a si próprias através da minha música. É
a minha vida, é a minha determinação, é o meu trabalho.
Da
mesma forma quero fazer músicas e sessões em grupos diferentes, espero publicar CDs num futuro próximo, construir um estúdio na Alemanha como puder, mas devo
olhar com calma para o futuro.
Entrevista realizada por e-mail com MATHIAS GRASSOW, datada de 11 de janeiro.
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