11.7.22

Syntorama Nº 11 – MAR | ABR | MAI de 1987 - artigo seleccionado #3: Robert Schröder


 


ROBERT SCHRODER


Robert Schroder é seguramente um dos músicos mais desconhecidos do grande público, pese embora já ter editado 7 LPs. Entrou em contacto com KLAUS SCHULZE, como tantos outros músicos, enviando-lhe cassetes de música feita em casa. Numa ocasião visitou KLAUS na sua casa de AIX-LA-CHAPPELLE e a continuação da relação ficou muito mais estreita.

O seu primeiro LP foi “HARMONIC ASCENDANT” gravado entre 1978/79 nos estúdios PANNE/PAULSEN de FRANKFURT por EBERHARD PANNE e misturado por SCHULZE, ainda que não tenha sido editado senão em 82 na INNOVATIVE COMMUNICATION.


“HARMONIC ASCENDANT” é sem dúvida o seu melhor disco, completamente electrónico, com ideias frescas e originais, imerso completamente dentro da estruturas musicais da Escola de BERLIN. É a síntese dos sons electróncios de SCHRODER juntamente com a guitarra de UDO MATTUSCH e o violoncelo de WOLFGANG TIEPOLD, os seus colaboradores nesta ocasião.


“FLOATING MUSIC” é o seu segundo LP e com ele começaria a série de discos editados pela INNOVATIVE COMMUNICATION, (Referencia 80.001). A música de SCHRODER é também aqui electrónica, mas adquire mais ritmo, sobretudo no lado A do LP, intitulada precisamente “FLOATING MUSIC”… e atenção, porque ainda que no disco se oiça (aparentemente) bateria, o disco, segundo as informações, é interpretado unicamente com sintetizadores.


“MOSAIQUE” é o seu trabalho seguinte, também na IC. Há um detalhe que me chama tremendamente a atenção: este disco foi gravado ao mesmo tempo que “TRANCEFER” de SCHULZE, no mesmo estúdio, foi misturado e produzido por este… são demasiadas coincidências para não ter, penso, uma excessiva influência de SCHULZE em SCHRODER. “MOSAIQUE” soa, sobretudo no primeiro lado, a … “TRANCEFER”, ainda que goste muito de “COMPUTER VOICE”, o seu melhor tema.

Colaboram CHARLY BUCHEL (guitarra), ROB VAN SCHAIK (baixo) e FRED SEVERLOU (bateria); SCHRODER utiliza, pela primeira vez o PPG WAVE II COMPUTER.

Em 1982 editou o seu LP “GALAXIE CYGNUS-A”, um dos seus melhores LPs. Está subdividido em partes, da 1 à 7, e é verdadeiramente magistral, uma obra absolutamente recomendável a todos os interessados na nova música electrónica. Um disco dedicado ao cosmos, e aos avanços tecnológicos humanos para estudá-lo. Um trabalho onde SCHRODER dá rédea solta à sua imaginação tocando unicamente sintetizadores, tão bem como só ele sbae faz~e-lo. Foi apresentado na mostra “ARS ELECTRONICA” de LINZ.


“PARADISE” é o 5º LP de SCHRODER e o último para a INNOVATIVE COMMUNICATION. Penso que talvez devido à influência de muitos casos de músicos caminharem na direcção da música electrónica mais sinfónica, SCHRODER mordeu o anzol da facilidade de acercar-se desse estilo é tornou os seus sons mais ostentosos e ribombantes. Não quero dizer com isto que se tenha voltado exclusivamente para esse tipo de estruturas, mas creio que há algo delas. Gosto sobretudo de “MOMENTS”, “TIME MACHINE” e “TIMELES”. Deste LP editou-se um single e um maxi, ambos com os mesmos temas “SKYWALKER / SPACE DETECTIVE”, bastante comercial. Colaboram GUNTHER BECKERS (guitarras) e ECKY ZILLMANN (bateria electrónica).

“COMPUTER VOICE foi gravado entre Julho e Setembro de 1984 e o seu reportório é assaz estranho, Quatro velhos temas remisturados (o que ele chama de “nova versão”) “GALAXIE CYGNUS-A (PART 2 e 5). “COMPUTER VOICE” do LP “MOSAIQUE” e “ROTARY MOTION” de “FLOATING MUSIC” e “EARTH” e “LIBERTARY ISLAND”. As composiçõe sganharam em força e o seu som é mais directo. É um bom LP de música electrónica, ainda que eu prefira os velhos temas remisturados aos novos. Foi editado pelo seu novo selo RACKET RECORDS. Também editado nessa época foi o maxi “GALACTIC FLOOR / BLACK OUT”.


E assim chegamos ao último disco de SCHRODER, “”BRAIN VOYAGER / GLUCKSEDANKEN”, talvez o seu pior, já que efectivamente os meus pressentimentos vieram a concretizar-se. SCHRODER decidiu-se completamente a exercitar os seus dotes de bom teclista, a compor música electrónica sinfónica, e sendo que efectivamente o faz bem, mas a mim esse estilo já me anda a cansar um pouco, e aparte de dois temas bastante fracos e babosos, como são os que dão o título ao álbum, com guitarras acústicas e vozes, o resto não é mau de todo. Gosto sobretudo de “LOST HUMANITY”, “FROZEN BREATH OF LIFE”, “INVISIBLE DANGER” e mesmo acima de todos, “THE INSIDE OF FEELINGS”, genial e atmosférico.

Todos os discos foram editados e reeditados (os da IC) pela RACKET RECORDS. Claro que (e infelizmente) nenhum foi editado no nosso país. Todos se podem conseguir através de:

DEUTSCHE AUSTROPHON

KRUPPSTRABE 7

2840 DIEPHOLZ 1

WEST GERMANY

Atenção a este catálogo, que é um bom distribuidor, bons preços e coisas interessantes, - consultar os preços.


 

DISCOGRAFIA

- HARMONIC ASCENDANT (1979)

- FLOATING MUSIC (1980)

- MOSAIQUE (1981)

- GALAXIE CYGNUS-A (1982)

- PARADISE (1983)

- SKYWALKER / SPACE DETECTIVE (1983)

- COMPUTER VOICE (1984)

- GALACTIC FLOOR / BLACK OUT (1984)

- BRAIN VOYAGER / GLUCKSGEDANKEN (1985)













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