28.7.22

SYNTORAMA - nº 16 / 1989 - "ELECTRÓNICOS LUSITANOS" (parte 4/4) - FACADAS NA NOITE -


 


FACADAS NA NOITE

FACADAS NA NOITE é o nome de uma nova editora independente, nascida em Agosto de 88 e estabelecida na cidade de Braga. Fruto de vários projectos anteriores (programas de rádio VIOLET BLOOD e FACADAS, além do fanzine “DIE NEUE SONNE”).

Os dois responsáveis do referido projecto são JORGE PEREIRA (BRAGA) e JOSÉ MOURA, como colaborador em Lisboa.

JORGE PEREIRA começou a realizar programas de rádio, um dos quais ainda em actividade, e que dá o título à editora. Aparte disso é um dos responsáveis do fanzine “DIE NEUE SONNE” (o novo sol). Editaram até agora quatro números, e neles se reflecte o movimento alternativo existente em Portugal e do que vem de fora. Como editora de cassetes viram a luz até ao momento duas edições: FNN 001 – HIST – “THE GREATEST HIST” K7. C-60 Agosto de 88 (Histeria de Imagens Sonoras com 15 temas desta banda de Setúbal (Lisboa), formada por ABEL RAPOSO e EURICO COELHO.

“Música áspera, palavras cínicas. A intensidade dos seus sons une-se a um cariz opressivo e visceral que não permitirá caracterizar a música dos HIST como simple sonhos. Difíceis de definir, por isso recomendamos que os escutem e depois de uma atenta audição, que cada um tire as suas conclusões. A cassete vem acompanhada por um libreto onde podemos encontrar notas acerca deste projecto, que hoje se encontra numa fase onde predomina o sampler” (Comentário de JORGE PEREIRA)

 

FNN 002 “13 INCISÕES / THIRTEEN INCISIONS” K7 C-45. Março de 89. Edição Limitada 50 + 50 exemplares.

Compilação internacional com temas inéditos e enviados exclusivamente para a editora.

VOMITO NEGRO (Bélgica), 3!TRUNCHEON (Bélgica), THE ICONS OF NOISE (Inglaterra), SUICIDE COMMANDO (Bélgica), HIST (Portugal), LOS HUMILLADOS (Espanha), LIQUID G. (Bélgica), DOMINION (USA), WHITE HOUSE WHITE (Bélgica), A LAS VOLLGAS (Canadá).

(Ambas as cassetes são embaladas numa caixa de vídeo VHS com libretos informativos no interior).

 

CONTEÚDO DOS FANZINES “DIE NEUE SONNE”

Nº 1 – Com BOURBONESE QUALK (Entrevista + artigo), MÃO MORTA, COGOL LER ET LA HORDE, THE SISTERS OF MERCY, METAL ON METAL (Crónica industrial), ARTE TOTAL (editoras independentes), EYELESS IN GAZA (entrevista), NICK CAVE.

Nº 2 – Com EINSTURZENDE NEUBAUTEN, THE BONAPARTES, RATOS DE PORÃO, THE JESUS AND MARY CHAIN, ARTE TOTAL (editoras independentes), PARALISIS PERMANENTE, ROCK NO CORAÇÃO DAS TREVAS, GURU PARAPLÉGICO, ICONOCLASTA (entrevista)

Nº 3 – BIG BLACK, JOHNSON ENGINEERING, FRON LINE (entrevista), CURRENT 93, DOSSIER JOY DIVISION, CLUB MORAL, THE GODFATHERS, SIGLO XX, HENRY ROLLINS, MÃO MORTA (entrevista), HIST, THE KLINIK.

Nº 4 – HIST (entrevista) THE BUTTHOLE SURFERS, FACADAS NA NOITE, POESIE NOIRE, ACHWGA NEY WODEI, WISEBLOOD, LA FURA DEL BAUS, SWANS, SKINNY PUPPY, LES FLEURS DU MAL.

 

Os próximos projectos da FACADAS são uma cassete do grupo de Barcelona LOS HUMILLADOS, uma compilação portuguesa (INSÓNIA), os franceses TUATHA DE DANNAN (Ecletique) e outras surpresas…

A FACADAS NA NOITE será distribuída em França pela “Front de L’Est” e em Espanha pela “Músicas de Regimen”.


Para conhecer mais detalhes sobre a FACADAS NA NOITE fiz a um dos seus responsáveis, JORGE PEREIRA, a entrevista seguinte, por correio, em Abril de 89.

 

ROGELIO PEREIRA – A FACADAS NA NOITE nasceu como um programa de rádio que realizas. Desde quando? Que tipo de música passas nesse programa?

JORGE PEREIRA – Comecei a fazer um programa de rádio em 1986, chamado “VIOLET BLOOD” (Sangue Violeta) com um amigo, até que, posteriormente, em 87, iniciei a “FACADAS NA NOITE”, programa ainda mais selectivo e radical. O tipo de música que passava no programa era basicamente temático, acompanhado por múltiplos apontamentos informativos e críticas de grupos, editoras, etc. Assim, “VIOLET BLOOD”, que era um programa com um horizonte mais amplo e menos limitado preocupava-me em passar grupos que faziam desde música electrónica até projectos mais ácidos e “noise”. NURSE WITH WOUND, DEATH IN JUNE, CHROME, CURRENT 93, SWANS, BUTTHOLE SURFERS, SCRATCH ACID, SONIC YOUTH, BIRTHDAY PARTY. (Era um programa de rádio muito aberto). Com o nascimento de FACADAS NA NOITE, passei a pôr mais música electrónica e experimental e nomes como: BOURBONESE QUALK, MUSLINGAUZE, COIL, PSYCHIC TV, FRONT LINE ASSEMBLY, AVANT DERNIÉRES PENSÉES, ORFEON GAGARIN, THE KLINIK, VZYADOG MOE, etc. … (desde grupos mais acessíveis a nomes menos conhecidos)

ROGELIO PEREIRA – A que se dedica o fanzine “DIE NEUE SONNE”?

JORGE PEREIRA - O fanzine “DIE NEUE SONNE” como é feito por pessoas com gostos muito diferentes, reflectia esses mesmos gostos e divulga tanto grupos electrónicos como industriais e outros estilos.

De qualquer forma, planeio lançar o 5º número só com material muito radical, e já estou a trabalhar nele.

ROGELIO PEREIRA – Têm projectado editar por vossa conta cassetes do que se faz em Portugal no terreno experimental-electrónico?

JORGE PEREIRA – As nossas edições, até agora, estão bastante ligadas à música electrónica-industrial e estamos a planear editar grupos como ERU EU WAU WAU, HAZDAM (linha THROBBING GRISTLE), IK MUX, FRONT LINE PRODIG, todos grupos electrónicos portugueses. Além disso o grupo L’Ego (membros dos HIST) com material muito interessante, outros nomes como os HOSPITAL PSIQUIÁTRICO (influências de E. NEUBAUTEN), RUA DO GIN (FOETUS), ELECTRODOMESTICOS (CABARET VOLTAIRE dos seus primeiros anos), TELECTU, OCASO ´PICO, PROYECTO G, e outros… São alguns dos projectos que começaremos a editar num futuro próximo, ainda que de momento estejamos em contactos com a maioria deles.

As edições de FACADAS NA NOITE serão sempre feitas em cassetes áudio com boa apresentação, numeradas e de edição limitada, acompanhadas por livretes com informação sobre as bandas, em edição bilíngue (Português-Inglês) e dentro de caixas de vídeo VHS.

A primeira edição foi a cassete “THE GREATEST HIST” dos HIST e contém material antigo, gravado ao vivo com poucos meios e gravada entre 1983/85.

Os HIST estão agora a trabalhar com mais e melhores meios e vão ser incluídos numa compilação em vinilo para a editora belga “CLIMAX PRDUCTIONS”. Têm composto novo material já preparado para ser editado pela FACADAS proximamente.

A segunda das cassetes é a compilação “13 INCISÕES”, que contém material diverso, quase todo gravado em exclusivo para a nossa editora.

Planeamos também o lançamento de um catálogo de distribuição e fazer algo similar ao que faz a SYNTORAMA, e queríamos contar com material distribuído pela SYNTORAMA, FUSION DE PRODUCCIONES, ESPLENDOR GEOMETRICO e outras etiquetas alternativas espanholas.

ROGELIO PEREIRA – Como têm respondido os portugueses a esta série de alternativas?

JORGE PEREIRA – Os interessados em música electronic em Portugal não são muitos, ainda que tenham vindo a aumentar. Trata-se de uma elite, que começaram a ouvir bandas como os CURRENT 93, COIL, IN THE NURSERY, etc. e depois procuram aprofundar conhecimentos e acabam por entrar em contacto com outro tipo de projectos, normalmente mais radicais e mais electrónicos.

 

JORGE PEREIRA responsável da FACADAS NA NOITE está interessado no intercâmbio de discos, cassetes, fanzines e outros produtos alternativos.

O seu contacto é:

 

FACADAS NA NOITE

C/o JORGE PEREIRA

APARTADO 1058

4700 BRAGA (PORTUGAL)

 

!! ÚLTIMA HORA !!

FNN 003 – JARDIM DO ENFORCADO – “ONDE OS CAIXÕES BROTAM COMO FLORES…”

FNN 004 – HOSPITAL PSIQUIÁTRICO – “1º ELECTROCHOQUE”

FNN 005 – COMPILAÇÃO NACIONAL “INSONIA"

Com: h.i.s.t., JARDIM DO ENFORCADO, HOSPITAL PSIQUIÁTRICO, RU 486, URU EU WAU WAU, DE PROFUNDIS, LÉGO, ETC.

FNN 006 – L’EGO HIST – “BIOLOGIA”




SLYNKTORAMA16

Para K7s da "Facadas na Noite", contactem por email, sff.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...