10.12.21

Livros sobre música que vale a pena ler - Cromo #92: Vários (Fernando Cerqueira + Luís Van Seixas: SPH + Thisco - "Isto Vai Acabar Em Lágrimas"


 


autor: Fernando Cerqueira + Luís Van Seixas: SPH + Thisco
título: Isto Vai Acabar Em Lágrimas"
editora: Thisco / Nariz Entupido / Chili Com Carne
nº de páginas: 144
isbn: 490096/21 (Depósito Legal)
data: 2021
Primeira Edição.





Edição comemorativa dos 30 anos da Editora SPH e dos 20 anos da editora Thisco.
Conta a história desta 2 editoras, intimamente ligadas, desde logo através dos seus mentores e impulsionadores de sempre: Fernando Cerqueira e Luís Van Seixas.
Esta história é contada, sobretudo, através de duas grandes entrevistas aos citados Fernando e Luís, que ocupam a grande maioria do conteúdo do livro.
Este conteúdo é completado por um prefácio de Carlos Matos, um texto final de Rui Eduardo Paes e um pequeno texto de Rapoon.
Completa o livro a discografia completa das duas editoras, para além de fotos de muitas capas dessas mesmas edições, cartazes e outro tipo de memorabilia associada às editoras.

ISTO VAI ACABAR EM LÁGRIMAS
30 anos da SPH e 20 anos da Thisco
Entrevistas a Fernando Cerqueira e Luís Van Seixas por Afonso Cortez.
Outros textos por Carlos Matos, DJ Balli, Rapoon e Rui Eduardo Paes.
Lançamento no âmbito da Comemoração dos 30 anos da SPH e dos 20 anos da Thsico no Desterro (Lisboa) no dia 26 de Outubro e na S.M.U.P. (Parede) com exposição e concertos entre 22 e 23 de Outubro, organizado pela Nariz Entupido [narizentupido.com] com a Chili Com Carne [chilicomcarne.com] e Thisco [thisco.net]
volume 13 da colecção THISCOvery CCChannel, publicado pela Chili Com Carne e Thisco com o apoio à edição de João Castro (Nariz Entupido) com capa de André Lemos e arranjo gráfico de Joana Pires.
D.L.: 490096/21
Impresso em Outubro de 2021 na Rainho & Neves, Portugal


Aqui fica o texto de Rui Eduardo Paes:

Retrato De Uma Pessoa Difícil
O Fernando Cerqueira é a pessoa mais difícil que eu conheço nos meandros da música. A nossa e a de todo o mundo. Gosta muito pouco do que ouve, fala mal até dos músicos e dos projectos cuja validade parece ter sido aceite por toda a gente, e discorda de quase tudo o que se lhe diz. Poderia limitar-me a escrever aqui que ainda bem, pois são necessárias vozes dissidentes, contestatárias e questionantes, na boa tradição do Discordianismo das badges que alfineta nas lapelas do casaco. O tipo é irritante para caraças, mas eu agradeço-lhe o "ser do contra": mantém-nos alerta e críticos, autocríticos sobretudo. Acontece que, pelos vistos, não é sempre assim: que mantém uma editora discográfica como a Thisco durante tantos anos, e quem agora retoma um velho selo como a SPH, que foi um oásis editorial no campo do experimentalismo em tempo de vacas magras, é porque acha que músicas existem merecedoras de divulgação e partilha.
Músicas e não só, tendo em conta que o mesmo Cerqueira é parceiro da Chili Com Carne na publicação de livros numa colecção específica: a Thiscovery CCChannel. Há ensaios sobre (ou não, tendo em conta as compilações pensantes Antibothis ou o volume da Ondina Pires sobre o cinema maldito de Kenneth Anger) música que ele acha válidos e importantes de imprimir em papel. E pelo que verifico na bibliografia da CCChannel, sou eu o autor mais publicado, o que para mim significa que o rapaz até gosta do que escrevo. Mais incrível ainda, na retoma musical que fiz recentemente com os Astronauta Desaparecido (não, não foi um regresso do duo, e sim um intervalo no silêncio), ouvi dele num pós-concerto uma palavra que valeu por toda uma frase: «Gostei.» Nem queria acreditar.
Nestes últimos tempos em que a iliteracia e a estupidificação millennial vêm levando a que muitas pessoas tenham perdido a capacidade de interpretação do que lêem, editar um autor nada convencional como este que se assina é uma aventura de altíssimo risco. Tenho para mim que Fernando Cerqueira e Marcos Farrajota (o anti-boss da Chili Com Carne) só podem ser loucos, mas ainda bem que existem e estou-lhes muito grato por isso, pssss, companheiros, estou a preparar um novo livro. Publicam? Eu sei que o último não vendeu, tão esquisito e tão pouco hypster que era, e que têm os exemplares amontoados em baixo das camas, mas enfim, também sei que é de causas perdidas que vocês gostam...
Rui Eduardo Paes
Linda-a-Velha, 6 de Julho de 2021

Além da editora Thisco, que se mantém em atividade, e cujo link acima deixo, também aqui fica o link do bandcamp da SPH, editora agora "ressuscitada" e já com dezenas de edições, muitas delas reedições da primeira encarnação da SPH mas também já com muito material novo, isto é, nunca editado.
Passem por lá e comprem. Vale a pena a música e os preços são quase de saldo.

https://sphmusic.bandcamp.com

Ah, e também podem lá adquirir o livro, pela módica quantia de 10€... e mais, com um CD do Merzbow atachado. Que querem mais?

https://sphmusic.bandcamp.com/merch/isto-ai-acabar-em-l-grimas-livro-sobre-30-anos-sph-20-anos-thisco-cd-dust-of-dreams-de-merzbow




(outro) EXEMPLO DE EDIÇÃO:





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...