27.12.23

Livros sobre música que vale a pena ler - Cromo #103: Percy C. Buck - "História Da Música"


 

autor: Percy C. Buck
título: História Da Música
editora: "Inquérito"
nº de páginas: 84
isbn: N/A
data: ???? (portugal) / 1943 (ed. original)
1ª Edição / 1st Edition






“Inquérito”

Cadernos Culturais

Colecção: Cadernos Inquérito

Nº 81

Série I

Número 9

Cadernos “Inquérito”

Série I – Arte

IX

Editorial “INQUÉRITO” Limitada

Lisboa

Este caderno foi composto para a EDITORIAL «INQUÉRITO», L.D.A.,  e acabou de se imprimir, aos 18 de Setembro de 1943, nas oficinas da Imprensa Libânio da Silva, Travessa do Fala-Só, 24 Lisboa

1943

(Setembro)

1ª Edição

Tradutor: Fernando Lopes Graça 



HISTÓRIA DA MÚSICA

Por

PERCY C. BUCK

TRADUÇÃO DE

FERNANDO LOPES GRAÇA

Editorial “INQUÉRITO” Limitada

LISBOA

 

PREFÁCIO DO AUTOR

Poucas abstracções imaginárias haverá às quais tantas ofertas votivas tenham sido dedicadas como à do «leitor geral»; e ninguém haverá que com tanta persistência desconheça os presentes.

A desculpa que eu tenho para fazer ouvir mais um apelo é a de que a história de uma coisa – da música ou de qualquer outra – que parece ser não só a mais importante parte dela, como a parte que deve ser conhecida antes da coisa poder ser compreendida. Contudo, dos milhões de apreciadores da música que há pelo mundo, apenas um aqui ou ali haverá alguma vez deitado verdadeiramente a vista a uma história da música.

Há dois pontos neste livro que precisam de ser explicados e, possivelmente, justificados. Trata-se de uma história da música, e não dos músicos; e assim, convicto de que a compreensão deve proceder do conhecido para o desconhecido, escrevi-o de diante para trás, supondo que a música do presente deve ser aquela com que os leitores estão mais familiarizados. E não mencionei em todo êle uma só data específica. A primeira inovação pareceu-me nada atentar contra os fundamentos da lógica, e a segunda tinha a vantagem de tornar o livro inútil como manual. Mas é preciso que os leitores compreendam que ambos os planos foram deliberadamente adoptados na esperança de despertar pela história da música um interesse mais largo do que o que parece existir no momento presente.






Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...